Ademir Camilo presta homenagem ao Dia Nacional do Perito Criminal

 
Foi com grande satisfação que o deputado federal Ademir Camilo (MG) presidiu os trabalhos da sessão solene, requerida por ele, para homenagear o Dia Nacional do Perito Criminal, comemorado em 4 de dezembro. O trabalho meticuloso do perito criminal é predominantemente de caráter técnico e baseia-se em evidências que possam auxiliar investigações por meio da análise de armas utilizadas, exames no corpo da vítima, reconstrução da cena do crime, impressões digitais, entre outras. O deputado que também é perito oficial destacou a importância das atividades da categoria para a efetivação da Justiça.
“Somos peritos oficiais comprometidos com a verdade para promover a justiça e a ordem social. Nosso trabalho conta com rigor técnico para elucidar crimes e assegurar que criminosos, e não inocentes, paguem por seus delitos. Atuamos em todos os lugares para averiguar a materialidade do crime, não fazemos apenas perícias em mortos, mas grande parte a perícia é realizada na cena do crime. A prova pericial possui sua importância desde o inquérito policial até a fase judicial em sua última instância, é imparcial e busca somente a verdade, sem julgamento de juízos. Fico honrado em representar essa importante categoria na Câmara e defendo melhores condições de trabalho aos peritos criminais.”
O parlamentar disse que o 4 de dezembro deve homenagear os peritos criminais, mas também deve ser uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre a importância do trabalho pericial na investigação de um crime.