Agenda médica impede Dr. Sinval de receber homenagem em Brasília

O médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos-SP) não pôde participar na tarde de ontem (27), em Brasília, da homenagem oferecida pelo presidente da República, Michel Temer,  “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública brasileira”. O parlamentar foi indicado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, para receber a Ordem do Mérito do Médico, a mais importante comenda direcionada aos profissionais de Medicina. Dr. Sinval não conseguiu alterar a agenda médica na região de Catanduva (SP) e já solicitou ao Palácio do Planalto o reagendamento da homenagem.
A comenda de dimensão nacional, criada em 1950, já foi entregue para nomes consagrados da medicina nacional, como Adib Jatene, Dráuzio Varella, e Ivo Pitanguy. O deputado foi escolhido por realizar, há mais de 40 anos, mutirões de consultas e de cirurgias, beneficiando famílias de baixa renda e diminuindo as filas do SUS (Sistema Único de Saúde).
A solenidade estava agendada para ontem à tarde, no Palácio do Planalto. “A Ordem do Mérito Médico é uma condecoração criada em 1950, e tem por finalidade premiar médicos que prestaram serviços notáveis ao país”, reforça Ricardo Barros.
O presidente Michel Temer afirma que “o médico exerce um sacerdócio. Ele presta um serviço social relevantíssimo porque está levando para as famílias, quando chamado é, a esperança da recuperação”. E acrescenta: “A Ordem é importante por motivar e moldar a classe, servindo como incentivo aos outros profissionais e à sociedade brasileira”.
Saiba mais – O médico Dr. Sinval Malheiros cursou a Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca), concluindo o curso em 1977. Especializou-se no Hospital do Servidor, em São Paulo, e fez estágios na Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos) e St. Mark’s Hospital (Inglaterra). Trabalhou em São Paulo nos hospitais Umberto I, Santa Catarina, das Clínicas, Beneficência Portuguesa e do Servidor. Em todos foi condecorado e homenageado pela excelência de seu trabalho.
Especializou-se em cirurgia gástrica, cirurgia bariátrica, proctologia, gastroenterologia, vídeo laparoscopia e cirurgias gerais. É hoje um dos profissionais de Medicina de maior produtividade do País. Além de ajudar na formação de médicos todos os anos como professor da Fameca.
Em diversas cidades do interior paulista, realiza milhares de consultas e cirurgias gerais, tudo sem custo aos pacientes. Sua benemerência resultou em uma série de títulos de cidadania. Recebeu ainda certificações e agradecimentos pela ajuda oferecida a dezenas de hospitais e Santas Casas. E, por esse desempenho, foi declarado oficialmente o representante da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas no Estado de São Paulo.