Aluisio Mendes, Deputado federal (MA), preside sessão em homenagem aos 75 anos da Polícia Federal

O deputado federal Aluisio Mendes (PODE), presidiu nesta quinta-feira (28) a sessão especial na Câmara dos Deputados em homenagem aos 75 anos da Polícia Federal. Participaram do ato, além de parlamentares, membros da corporação como delegados, peritos, escrivães, agentes e papiloscopistas e integrantes da sociedade civil.
Muito prestigiada, a sessão valorizou as quase oito décadas da instituição que é responsável pelas principais operações de combate ao crime organizado no país. Durante o ato solene, os organizadores lembraram que a PF ganhou ainda mais notoriedade nos últimos cinco anos com as ações da Operação Lava-Jato. Além de Aluisio Mendes, também estiveram presentes o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, e o representante da Federação Nacional da Polícia Federal, Luís Antônio Boudens.
Em discurso, o deputado Aluisio Mendes lembrou as virtudes da polícia. “Sinto-me honrado participando dessa cerimônia. A Polícia Federal comemora todos os créditos que tem recebido da sociedade brasileira e comemora também o sucesso no cumprimento de sua missão constitucional”, afirmou.
O parlamentar maranhense lamentou ainda, segundo ele, o baixo efetivo da corporação. Dados nacionais apontam que atualmente pouco mais de 13 mil servidores na ativa compõem os quadros da PF. “Este é o mesmo efetivo de quando entrei na polícia, há quase trinta anos. E segundo números recentes, quase um quarto do quadro atual da Polícia Federal poderá sair da ativa. Isso é preocupante”, disse.
Aluisio Mendes defendeu ainda a nomeação de mais policiais federais para resolver o déficit nos quadros. “Defendo a nomeação de mais policiais federais como uma das formas de fortalecer a corporação e o combate ao crime no nosso país”, afirmou.
Além de policial federal de carreira, Aluisio Mendes também é conselheiro da Frente Parlamentar de Segurança Pública (e porta-voz da bancada maranhense no grupo de trabalho) e membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado