Aprovação das reformas; fim do foro e segunda instância são pautas prioritárias do Podemos em 2021

Parlamentares do Podemos elencam a aprovação do fim do privilegiado; prisão após condenação em segunda instância; reformas tributária, política e administrativa e retorno do auxílio emergencial para mais de 63 milhões de brasileiros como pautas prioritárias a serem aprovadas em 2021. Durante a retomada dos trabalhos, nesta semana, as lideranças do partido defenderam que o Congresso abra espaços para a votação de matérias que contam  com apoio da população brasileira e que são um “anseio das ruas”.

A presidente Nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), destaca a entrega da ‘Carta Compromisso’ do partido ao presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (AL), na quarta-feira (3). No documento, foram listadas as propostas prioritárias para o partido.

“O presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira, assinou a carta compromisso com o Podemos que elenca temas prioritários em trâmite na Casa. Queremos a aprovação da PEC do nosso senador Alvaro Dias, que extingue o Foro Privilegiado para mais de 55 mil autoridades, e da PEC para o cumprimento da pena de prisão após condenação em segunda instância. Também pedimos prioridade na apreciação das reformas Política, Administrativa e Tributária como formas de alavancar o crescimento do País, devastado com a pandemia. Juntos, vamos vencer essa triste fase que estamos vivendo”, confia Renata Abreu.

O secretário da Transparência da Câmara, deputado federal Roberto de Lucena (SP), acredita que a retomada econômica e a recuperação social do país estão diretamente ligadas às aprovações das propostas indicadas pelos parlamentares do Podemos.

“Vencida a eleição na Câmara dos Deputados, o Brasil conta que o Parlamento retome os trabalhos presenciais, aprove o Orçamento da União para 2021, e delibere sobre Reforma Administrativa, Reforma Tributária e outras pautas de absoluto interesse social”, defende o parlamentar.

Auxílio emergencial e Reforma Administrativa

O deputado federal José Nelto (GO) inclui entre os assuntos prioritários a volta do auxílio emergencial. Na opinião do parlamentar, é necessário que o governo e o Parlamento encontrem alternativa para socorrer os brasileiros que foram atingidos pela crise causada pela pandemia da Covid-19.

“Precisamos dar ao nosso povo dignidade. Não podemos permitir que nenhum brasileiro passe fome ou necessidade. O Brasil é um país rico. Esse é o nosso compromisso com os brasileiros”, explica o deputado.

Nelto defende também a aprovação da Reforma Administrativa, principalmente no âmbito do Poder Judiciário.

“Na Reforma Administrativa, é necessário debatermos a necessidade dos diversos órgãos de justiça do país. Justifica termos justiça trabalhista, militar e eleitoral? Ao meu ver, são castelos de privilégios e de salários milionários, de juízes e servidores da alta cúpula”, critica José Nelto.

Menos Impostos

O deputado federal Diego Garcia (PR) reforça que o Podemos vai trabalhar para aprovar a Reforma Tributária.

“Em 2021 vamos trabalhar duro no Congresso Nacional para aprovar projetos que são importantes para nossa nação e nosso país. Vamos lutar para aprovar a Reforma Tributária e não podemos deixar essa carga de tributos tão alta sobre aqueles que estão em condições mais precárias e desiguais em nosso país”, defende o parlamentar.

Diego Garcia salienta que os parlamentares do Podemos estão alinhados para garantir a aprovação de leis que endureçam as punições para o crime de corrupção no Brasil.

“Vemos no nosso país tantas notícias de desvios de corrupção em meio à pandemia do coronavírus. Nós esperamos que os culpados por esses crimes sejam duramente punidos e que esse sentimento de impunidade, de que a corrupção e o crime compensam, ele seja definitivamente apagado da memória da sociedade brasileira. Chega, é a hora de dar um basta e o partido Podemos está comprometido com você brasileiro”, reforça o deputado.