Associação dos Deficientes Físicos da PM recebe 1 tonelada de medicamentos

O médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos-SP) doou 1 tonelada de medicamentos à Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP). A iniciativa, em parceria com a Merck,  empresa líder em ciência e tecnologia no segmento de Cuidados com a Saúde, foi motivo de agradecimentos por parte da entidade, que atua na reabilitação física e psicológica do policial militar com deficiência e seus dependentes.
Nesta semana, acompanhado do comandante do Policiamento Metropolitano de São Paulo, coronel Eduardo Stanelis, e do presidente da Associação de Cabos e Soldados, cabo Wilson Moraes, Dr. Sinval Malheiros visitou a sede da instituição, onde foi recebido pelo presidente Elcio Inocente. “Estamos muito gratos pelo gesto do médico e deputado Dr. Sinval e dos Laboratórios Merck, uma das empresas mais antigas do mundo, em favor da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, destaca Elcio Inocente.
Durante a visita, o presidente da APMDFESP destacou o substitutivo apresentado pelo deputado federal  no Congresso,  que institui o programa Célula do Bem, destinado à doação por parte de empresas e estabelecimentos que comercializem remédios provenientes de sobras ou com prazo de validade próximo a entidades filantrópicas. O texto original, do deputado Flavinho (PSB-SP), teve como relator o parlamentar do Podemos.
Malheiros aproveitou a visita para conhecer mais sobre a entidade e as necessidades de seus associados. “Estou muito satisfeito com a estrutura e, principalmente, com a acolhida. É uma associação com história na Polícia Militar e no Estado que ajuda a milhares de pessoas. Comandada por gente série e comprometida, fico muito feliz em saber que os remédios já estão beneficiando àqueles que mais necessitam”, disse.
Ainda nesta semana, Dr. Sinval visitou o Hospital da Polícia Militar (HPM), em São Paulo, sendo recebido pelo coronel médico Roberto Rodrigues Júnior, diretor de Saúde da PM de São Paulo. O centro médico atende ao público da corporação há 118 anos e é referência em Saúde.
Além de Malheiros, Stanelis e Moraes, participaram das reuniões o diretor da Associação de Cabos e Soldados Gilson Braga, o jornalista Jurandyr Bueno, chefe de gabinete do deputado, Daniel Braga, presidente do projeto Anjos de Deus e coordenador dos mutirões de Saúde do deputado; e Maicow Braga, delegado estadual do Podemos-SP.
O substitutivo de Dr. Sinval Malheiros, aprovado por unanimidade pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, tem como objetivo evitar desperdícios em massa de alimentos e medicamentos e ainda combater a fome de mais de 7 milhões de pessoas no Brasil (dados de 2014 do IBGE), além da falta de medicamentos para a população mais carente.
Sobre os medicamentos, o artigo 3º da propositura faculta às empresas que produzam ou comercializam medicamentos realizarem doações, desde que os medicamentos a serem doados estejam dentro do prazo de validade, nas datas das respectivas doações.
Já no caso dos alimentos, com a nova propositura, estarão isentos de pena civil ou criminal os estabelecimentos de comercialização de alimentos preparados para consumo imediato, por atacado ou varejo, que colocarem à disposição para doação, alimentos provenientes de sobras que estejam próprios para o consumo e adequadamente acondicionados.