Câmara promove Simpósio Nacional de Prevenção do Suicídio e Automutilação em setembro

Ação da Frente Parlamentar de Prevenção do Suicídio e Automutilação  (FPSA)  e da Comissão de Seguridade Social e Família tem o objetivo de conscientizar e informar sobre a Valorização da Vida.

No Brasil, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida ao ano. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é o quarto motivo mais frequente de mortes e tem aumentado. O crescimento desse tipo de ocorrência foi de 16,8% entre 2007 e 2016, segundo o Ministério da Saúde.

Para discutir o tema, esclarecer informações sobre doenças mentais e dialogar sobre a valorização da vida, será realizado, no próximo dia 10 de setembro, o Simpósio Nacional de Prevenção do Suicídio e Automutilação. O evento será realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, e é uma ação da Frente Parlamentar de Prevenção do Suicídio e Automutilação (FPSA) e da Comissão de Seguridade Social e Família.

“É fundamental que abramos espaço de diálogo aqui no Parlamento, de forma que também possamos abrir as portas para a criação de novas políticas públicas de enfrentamento e prevenção do suicídio. Tenho certeza que o Simpósio representará um grande avanço para esse tão importante e urgente tema”, destaca o deputado Diego Garcia.

Os debates e painéis começam às 09h e se estenderão ao longo do dia. Já estão confirmadas as presenças da Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que vai apresentar as políticas do Governo Federal sobre o tema; do Dr. Antonio Geraldo, da Associação Psiquiátrica da América Latina; Dr. Elias Lacerda, presidente da Comissão de Prevenção de Automutilação, Bullying, Cyberbullying, Sexting e Suicídio da Riex/DF; Dr. Humberto Correa,  Presidente da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio e Associação latino-americana de Suicidologia; e Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei. Na oportunidade, também será realizada a formatura da turma do SAMU-DF, especialistas em prevenção e pós-venção do suicídio.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pela internet (https://forms.gle/uyhHdc6L72TYnjyb9). Haverá emissão de certificado.

Frente Parlamentar de Prevenção do Suicídio e Automutilação (FPSA)

A Frente Parlamentar de Prevenção do Suicídio e Automutilação (FPSA) é composta por deputados federais que atuam no enfrentamento a doenças mentais e a conscientização sobre a Valorização da Vida. A FPSA foi criada e é presidida pelo deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG).  Os Deputados Diego Garcia (Podemos-PR) e Liziane Bayer (PSB-RS) são os secretários e as coordenações regionais ficam a cargo do deputado João H. Campos (PSB-PE) na regional Nordeste; Paula Belmonte (Cidadania-DF) na região Centro-Oeste; Chris Tonietto (PSL-RJ) no Sudeste, e deputada Jaqueline Cassol (PP-RO), coordenadora da regional Norte e Filipe Barros (PSL-PR), na região Sul do país.