Decisão do STF pode causar retrocesso na Lava Jato, afirma Lasier Martins

O senador Lasier Martins, em discurso no Plenário na sessão desta terça-feira (15/10), alertou para “a ameaça da volta das impunidades criminais no Brasil”. O senador do Podemos gaúcho se referia ao julgamento de três ações no Supremo Tribunal Federal (STF) que discutem a possibilidade de prisões após condenação em segunda instância, marcado para próxima quinta-feira (17/10).

Lasier Martins disse acreditar que a decisão pode comprometer o rumo da operação Lava Jato. O senador destacou que poderão ser beneficiados em torno de 190 mil presos, caso a decisão tomada pela maioria dos ministros seja a favor do fim da prisão em segunda instância. Lasier classificou a operação como patrimônio do povo brasileiro.

“Se a volta desse entendimento prosperar, teremos então a consagração de um retrocesso, penoso, sobretudo se considerar o avanço obtido nos últimos cinco anos no âmbito da grande operação Lava Jato. Foi justamente esta operação que se tornou um patrimônio do povo brasileiro. E há agora o risco de recuo nesse arraigado sentimento de impunidade”, lamentou o senador Lasier Martins.

(com informações da Agência Senado)

Foto: Thati Martins