Defesa Civil Nacional prestará assistência às cidades maranhenses atingidas por enchentes

As cidades maranhenses de Boa Vista do Gurupi, Formosa da Serra Negra e Bacurituba, localizadas no estado do Maranhão, que estão entre as mais atingidas pelas enchentes das últimas semanas, terão assistência da Secretaria Nacional da Defesa Civil.

O deputado federal Aluisio Mendes (PODE-MA), esteve no Ministério da Integração Nacional nesta quinta-feira (04) em audiência com o secretário Alexandre Lucas para levar um panorama das necessidades mais emergenciais das populações atingidas.

O secretário Alexandre Lucas assegurou que as localidades alagadas terão os estados de calamidade reconhecidos para posterior sequência de ações assistenciais. O Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID) é a plataforma utilizada pelos estados e municípios para informação de danos provocados pelos desastres e solicitação de assistência. O processo é burocrático e muitas vezes os municípios não recebem orientação técnica o que inviabiliza o recebimento dos recursos.

Para Aluisio, a ação mais urgente é prover a assistência básica à saúde, alimentação e moradia das vítimas. “O processo de apoio do governo federal ainda é burocrático mas o secretário se mostrou proativo. “Acredito que, atendendo aos critérios do S2ID, em breves dias as populações desses três municípios serão assistidas”, ressaltou Aluisio Mendes.

O deputado tem solicitado ao governo federal revisão dos limites orçamentários da Defesa Civil Nacional e a pauta será discutida nas futuras sessões da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Sobre os alagamentos no Maranhão, dados apontam que as fortes chuvas serão registradas no estado até o fim deste mês.