Deputada Jozi Araújo destaca sucesso da realização do Encceja

A deputada federal Jozi Araújo (AP) comemorou o alcance obtido em todo o País pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que tem como objetivo, além de diagnosticar a educação básica brasileira, construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar.
Dados do MEC mostram que 55% dos brasileiros em idade ativa no mercado de trabalho não possuem o Ensino Fundamental completo. Ou seja, com o exame, milhares de pessoas têm a oportunidade de completar seus estudos e progredir no mercado de trabalho. O exame, realizado recentemente pelo Ministério da Educação, contou com mais de um milhão e meio de inscritos para as provas dos ensinos Fundamental e Médio. No Amapá, o total de inscritos foi de 5.631 para a certificação no Fundamental e 17.964 no Médio.
A deputada destacou a participação de mulheres no exame, muitas que tiveram que abandonar os estudos para trabalhar ou cuidar dos filhos e da casa. “O exame que muitas mulheres prestaram nas cidades amapaenses se tornou a grande oportunidade para elas poderem concluir o ensino Médio e/ou Fundamental. Essas mulheres, que cedo precisam lidar com a responsabilidade de cuidar de uma casa, de filhos, e ainda precisam trabalhar e gerar sua própria renda, acabam abandonando os estudos. E para poderem se dedicar às suas famílias, precisam largar seus sonhos, adiar seus planos. O Encceja representa uma oportunidade real para a retomada desse sonho de progresso e evolução”, afirmou Jozi.
“Programas como este devem ser ampliados e estimulados, pois a Educação é a chave fundamental para garantir um futuro melhor aos nossos cidadãos. Temos que avançar com a oferta dos cursos profissionalizantes, pois eles são o instrumento capaz de alavancar o sucesso profissional desses brasileiros, tornando-os mais preparados para o mercado de trabalho”, disse a deputada.