Deputado José Nelto quer que dinheiro do PLN 4 seja destinado ao Ministério da Saúde

Deputado federal José Nelto (Pode-GO) sugere que o dinheiro do PLN 4, cerca de R$ 21 bilhões, seja repassado à Saúde para ações de combate ao novo coronavírus. No Brasil, o número de infectados pelo Covid-19 passa de 70.

Como forma de planejar ações para conter a contaminação de mais pessoas, uma reunião foi convocada com a cúpula do Congresso, ministros e parlamentares. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explicou que a pasta trabalha com o cenário de “transmissão sustentada” do coronavírus na próxima semana.

“O momento exige grandeza por parte do parlamento. Sugiro que o valor do PLN 4 seja destinado integralmente ao Ministério da Saúde para o controle do coronavírus. Não é momento para questões paroquiais. É hora de pensarmos em ações eficazes para combater essa pandemia mundial”, afirma o parlamentar.

Isolamento e quarentena

O Ministério da Saúde publicou uma portaria explicando como serão feitos o isolamento e a quarentena para enfrentar o vírus. O texto prevê que agentes de vigilância podem recomendar o isolamento para pessoas que tiveram contato próximo com alguém infectado enquanto o caso delas estiver sendo investigado.

Ainda sobre os profissionais de saúde, o governo anunciou a contratação de 5,8 mil médicos para atender a demanda que deve ser gerada pelo novo coronavírus. Eles devem ser contratados até 7 de abril.

“É uma verdadeira força tarefa envolvendo todos os poderes, as instâncias, os municípios e estados brasileiros. Cada um precisa fazer a sua parte, cumprir a portaria do Ministério Saúde, que prevê como deverá ser feita a quarentena e o isolamento, bem como a realização compulsória de exames e tratamentos. Informem-se. A informação é uma aliada importante neste momento. Vamos vencer o coronavírus no Brasil, não tenho dúvidas”, completa José Nelto.