Deputado Roberto Lucena participa do lançamento da edição 2021 da campanha ‘Maio Laranja’

A campanha tem como objetivo combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O presidente da Frente Parlamentar de Direitos Humanos e pela Justiça Social da Câmara, deputado federal Roberto de Lucena (SP), acompanhou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em comitiva até Vitória, capital do Espírito Santo, nesta terça-feira (18), para o lançamento da campanha ‘Maio Laranja’ em alusão ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes que é comemorado na data de hoje.

O lançamento da campanha aconteceu no Memorial Araceli, localizado no viaduto ao final da Praia de Camburi, em Vitória. O espaço representa a luta pelo combate à exploração sexual infantil. Araceli Cabrera Sánchez Crespo foi abusada sexualmente e assassinada no dia 18 de maio de 1973, quando tinha oito anos.

Um decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (18), criou o Programa Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes. O programa tem caráter intersetorial e busca unir esforços entre os diversos atores do sistema de proteção, inclusive da sociedade civil, conselhos tutelares, delegacias e juizados especializados em combate à violência.

De acordo com o Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, há registros diários de 260 agressões a crianças em todo o país. Cerca de 71% dos casos são de violência física e 60% acontecem em situações fora do ambiente doméstico com autores do círculo familiar.

Fonte: ASCOM – Deputado federal Roberto de Lucena.