Dr. Sinval destaca qualidades do novo superintendente da Funasa em São Paulo

O médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos- SP) esteve na presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para prestigiar a cerimônia de posse do novo superintendente estadual em São Paulo, Ricardo Gomes. A deputada federal Jozi Araújo (Podemos-AP) também prestigiou a solenidade.
Na presença do presidente Rodrigo Sergio Dias e do diretor de Administração, Rafael Milani, além do superintendente no Pará, Jardel Rodrigues da Silva, a nova liderança paulista se comprometeu a atuar em favor das cidades com menos de 50 mil habitantes, “resguardando o conceito de saneamento básico como uma ação preventiva de saúde pública”.
Administrador de formação e com experiência de 11 anos trabalhando com agentes públicos no Estado de São Paulo, Ricardo Gomes agradeceu os ensinamentos recebidos do médico Dr. Sinval Malheiros. “Eu tenho admiração especial pelo Dr. Sinval, que nos ensina que cada um real investido em saneamento básico representa uma economia de quatro reais em saúde pública”, afirma.
Engajado com a questão da água no Estado de São Paulo, o superintendente pretende trabalhar voltado para os municípios, numa tentativa de universalizar o saneamento em território paulista. “A importância da Funasa vai muito além da assistência técnica destinada à prevenção e ao controle de doenças. Por meio dos programas e ações da Funasa, os municípios podem investir em obras estruturais, capacitação técnica e planejamento”, acrescenta.
O presidente nacional da Funasa, Rodrigo Dias, teceu vários elogios à chegada do novo superintendente Ricardo Gomes em São Paulo. “A Funasa é o órgão executivo ligado ao Ministério da Saúde responsável pelo atendimento dos municípios com até 50 mil habitantes, visando solucionar os graves problemas de saúde decorrentes, principalmente, da falta de saneamento básico”, destaca.
“Além disso, a Funasa atende as áreas de difícil acesso no país, como os assentamentos, remanescentes de quilombos, reservas extrativistas, comunidades indígenas e ribeirinhas”, acrescenta Rodrigo Dias, fazendo menção elogiosa também ao trabalho do médico Sinval Malheiros, da deputada Jozi Araújo  e do superintendente Jardel Silva, do Pará, citado como referência para todas as demais superintendências.
O médico e deputado Dr. Sinval encerrou a solenidade afirmando que “é importante destacar os grandes desafios do setor de saneamento nos próximos anos, a começar pela garantia e implementação dos recursos públicos previstos no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), com investimentos superiores a 500 bilhões de reais. Sem dúvidas, a Funasa terá papel essencial para superarmos as dificuldades técnicas e financeiras que marcam a maioria dos municípios brasileiros”.