Eleições 2020: Podemos elege 99 prefeitos e 1524 vereadores em todo o Brasil

O Podemos obteve votação histórica nas eleições do último domingo (15). Com apenas três anos de existência, o partido recebeu mais de 3,3 milhões de votos e elegeu 99 prefeitos, em primeiro turno, e 1.524 vereadores em todo o país.

No comparativo com as últimas eleições, o Podemos aumentou o número de prefeituras em 230% e ampliou em 100% a sua bancada de vereadores em todo Brasil.

O resultado, que consolida a força do Podemos no território nacional, pode ser ainda mais expressivo, já que o partido avançou para o segundo turno em mais nove cidades, sendo três capitais: São Luís (MA), com Eduardo Braide; Manaus (AM), com Amazonino Mendes; e Cuiabá (MT), com Abílio Jr. Em Macapá, onde a eleição foi adiada, o Podemos concorre à prefeitura com a candidata Patrícia Ferraz.

A deputada federal Renata Abreu (SP) comemorou o resultado e destacou que “as urnas mostraram” que o Podemos está caminho certo. Para ela, a votação obtida pelo partido demonstra que os eleitores enxergam o Podemos como alternativa para o futuro do Brasil.

“Maravilhoso! Reflexo do nosso alinhamento com a população, dividindo com ela as decisões das principais questões em votação pelos quatro cantos do Brasil. É o resultado de um trabalho levado a sério, com honestidade, transparência, atuando de portas abertas à coletividade, respeitando e defendendo com unhas e garras os desejos e as demandas do cidadão”, declara Renata Abreu.

Raio-X das urnas

Confira os Estados onde o Podemos elegeu seus 99 prefeitos:

AL (1), BA (4), CE (1), ES (1), GO (14), MG (16), MS (2), MT (5), PA (4), PB (5), PE (3), PR (16), RJ (2), RS (1), RO (3), SC (2), SP (18), TO (1).