Elmano Férrer homenageia ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, que faleceu nesta semana

Durante a sessão plenária desta terça-feira (19/02), o senador Elmano Férrer, do Podemos do Piauí, apresentou requerimento de homenagem póstuma ao economista e ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, falecido neste mesmo dia, aos 87 anos. O senador Elmano lembrou que Reis Velloso era piauiense de Parnaíba e radicou-se no Rio de Janeiro, onde cursou economia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o senador, Reis Velloso ficou conhecido como um desenvolvimentista de perfil político liberal, e sua competência fez dele protagonista da cena política brasileira. Serviu a governos de cinco Presidentes distintos, desde 1961 a 1979, passando pelo Governo de João Goulart, Castelo Branco, Costa e Silva, Médici e Geisel.

No Ministério do Planejamento, acrescentou Elmano, Reis Velloso coordenou as duas edições do Plano Nacional de Desenvolvimento. Sua gestão foi marcada por dois momentos distintos: o apogeu do Milagre Brasileiro, no início dos anos 1970, com elevadas taxas de crescimento econômico, e a Crise do Petróleo, em 1973.

Em seu requerimento, o senador também lembrou a importância de Reis Velloso para o Piauí, onde foi responsável pela implantação de projetos de infraestrutura como a usina hidrelétrica de Boa Esperança, o estádio Albertão, a maternidade Evangelina Rosa, além de estradas, hospitais e escolas.

“Por tudo que foi e fez, merece as mais elevadas homenagens desta Casa Legislativa, que devem ser prestadas aos seus familiares também”, finalizou o senador Elmano Férrer, registrando ainda suas condolências à família do economista.