Ezequiel Teixeira cobra atendimento especializado às mulheres vítimas de violência no RJ

O deputado federal Ezequiel Teixeira (Podemos-RJ) defende a implantação, no Rio de Janeiro, de núcleos especializados no atendimento às mulheres vítimas de violência. Segundo ele, o número de pessoas que enfrentam esse problema, principalmente na própria residência, justifica que o Estado se preocupe mais com a questão.
“O combate a essa mazela deve ser discutido por toda a sociedade e o poder público como ponto central dos Direitos Humanos, resguardando à mulher o direito de viver de forma digna, respeitosa e sem medo. Apesar dos avanços com a Lei Maria da Penha, que tornou mais rígidas as penas aos agressores, os casos têm crescimento consideravelmente no Rio de Janeiro. Temos que ter tolerância zero com esses crimes”, diz o parlamentar.
Ele observa que os dados oficiais sobre a violência contra a mulher, apesar de assustadores, não refletem a realidade. “Muitas mulheres não têm coragem de denunciar as agressões, justamente por não contarem com um atendimento adequado. Por isso, núcleos que reúnam delegacias, defensorias, juizados e equipes psicossociais são fundamentais.”. O deputado acrescenta: “a violência contra a mulher é ainda mais comum nas periferias. É o caso de algumas regiões da Zona Norte da cidade e Baixada fluminense, onde a incidência tem crescido. As regiões mais carentes demandam atenção ainda maior”.