Gaguim destina recursos para infraestrutura turística do Tocantins

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (Podemos-TO) destinou emenda parlamentar de R$ 200 milhões, proveniente da bancada do Tocantins, para projetos de infraestrutura turística para Palmas e Região Metropolitana. Gaguim explicou: “Pretendemos com essa emenda atender aos projetos para infraestrutura turística de Palmas e dos municípios que compõe a Região Metropolitana, tendo em vista o grande potencial turístico desta região. Com essa emenda podemos construir e recuperar orlas, praças públicas, parques, ações culturais entre outras iniciativas que fomentem o turismo”.
O Tocantins é banhado, em toda sua extensão, pelos rios Araguaia e Tocantins, o Estado abriga ambientes naturais de grande importância socioambiental, como a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo; o Jalapão, conhecido como o ‘deserto das águas’por abrigar ambiente típico de savana, mas com grande riqueza hídrica, e o Cantão, que é o maior ecótono (área de transição ambiental) do planeta. Palmas, a mais nova capital do País, possui uma arquitetura moderna e é considerada a cidade das oportunidades e da qualidade de vida.
O turismo é considerado um potencial a ser explorado pelo Estado, pois o Tocantins reúne atrativos para todos os segmentos turísticos: uma natureza com rios, cachoeiras, lagos, praias, serras, cânions, cavernas, grande diversidade de fauna e flora, rica cultura com influência ainda preservada de povos tradicionais, culinária que valoriza produtos locais e a tradição dos povos que aqui se desenvolveram, arquitetura antiga e moderna; artesanato  que destaca culturas ancestrais e as festividades e tradições influenciados pela fé do seu povo.