Homenagem ao espiritismo, feita por Eduardo Girão, é aprovada na Comissão de Educação

Os membros da Comissão de Educação aprovaram, na reunião desta terça-feira (27/08), projeto do senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, que cria o Dia Nacional do Espiritismo. Pelo texto do projeto de Girão, o PL 3.789/2019, a data comemorativa será 18 de abril, pois nesta data, em 1857, foi publicado O Livro dos Espíritos, do francês Allan Kardec, dando início à divulgação da doutrina em todo o mundo. O relatório pela aprovação, do senador Flavio Arns (Rede-PR), já havia sido lido no dia 6 de agosto e foi aprovado nesta terça-feira.

De acordo com o senador Eduardo Girão, o contato de Bezerra de Menezes com o espiritismo ocorreu em 1875, quando ele já tinha 44 anos. Seu engajamento à doutrina o levou a escrever artigos e fazer palestras, até ser eleito, em 1889, presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB).

“Ele foi um dos responsáveis também pela abolição da escravatura no Brasil, influenciou diretamente: ele debatia no Plenário, no Rio de Janeiro, a libertação dos escravos. Foi um grande cearense, um grande brasileiro, um grande humanista, um grande pacifista”, disse Girão, ao pedir apoio dos colegas para a aprovação do texto.

(com informações da Agência Senado)

Foto: Pedro França (Agência Senado)