Igor Timo trabalha pela revitalização do Rio Araçuaí

A Câmara Municipal de Araçuaí realizou, no dia 25 de outubro, o Primeiro Encontro do Marco Regulatório do Saneamento Básico e Revitalização do Rio Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A reunião contou com lideranças políticas, instituições governamentais, concessionárias e organizações da sociedade civil para tratar e acordar ações em favor do projeto. O deputado Igor Timo (Podemos/MG) participou dos debates e lembrou que o Araçuaí é responsável pela prática das principais atividades econômicas da região, como a agropecuária e a pesca, além do abastecimento de toda a população da cidade.

O parlamentar alerta que há pelo menos dois anos o rio sofre com o alto nível de degradação por meio do lançamento de esgoto, desmatamento das matas ciliares, extração de areia e pelo lixo jogado em diversos trechos do Araçuaí.

“O Vale do Jequitinhonha inteiro está se mobilizando em favor do rio Araçuaí. As carências do Vale são muitas, mas a mais importante é a água. Sem ela não há vida. Temos de nos despir das vaidades políticas, mas precisamos olhar para trás para ver o que foi feito e o que não foi feito”. Assinala o deputado federal Igor Timo que pede a realização de outros
encontros para aprofundar o debate sobre o tema.

O rio Araçuaí possui extensão de 250 km, nasce na Serra do Gavião em Diamantina, no Alto Vale do Jequitinhonha. Passa por 19 municípios e abastece 23 deles, atendendo cerca de 500 mil pessoas na região, que dependem das águas do Araçuaí para sobreviver.