Jozi Araújo destina emenda para garantir água potável ao povo do Amapá

A deputada Jozi Araújo (AP), presidente nacional do Podemos Mulher, atenta às necessidades básicas da população do seu Estado,  encaminhou emenda parlamentar para a Funasa, com o objetivo de levar água própria para consumo às comunidades carentes em todos os municípios.
A destinação da emenda é para aquisição de uma estrutura chamada Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA Z), que trabalha basicamente na filtração e desinfecção de águas mananciais superficiais e subterrâneos de rios e lagos, e cuja instalação nas comunidades levará mais segurança para o consumo de água, visto que a sua desinfecção inibe as doenças hidro transmissíveis, tais como cólera, disenteria, febre tifoide, diarreias, entre outras.
“Enxergamos uma grande incongruência. Como pode um Estado com a riqueza hídrica como o Amapá ter uma comunidade tão carente quanto ao acesso à água potável apta para o consumo? Não podemos fechar os olhos para a necessidade básica da nossa população. Tratar as doenças e investir em vacinas é muito importante, mas mais mais importante é erradicar a causa das doenças, e isso é o que buscamos quando pensamos na instalação do SALTA Z”, ponderou a deputada.
Já está sendo feito o estudo junto às prefeituras de todos os municípios do Amapá a fim de identificar quais as comunidades que necessitam desse equipamento, bem como o melhor local para a instalação da estrutura SALTA Z, que doada à comunidade, graças à iniciativa da Deputada Jozi.