Lasier comemora manifestações a favor da Lava Jato e pede CPI da Lava Toga

Em pronunciamento no Plenário na sessão desta terça-feira (09/04), o senador Lasier Martins comemorou a realização de manifestações populares, no último final de semana, em diversas capitais e cidades do interior, em favor da continuidade da operação Lava Jato. Para o senador do Podemos gaúcho, quem saiu às ruas também pediu que o Senado crie a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores e a abertura de processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Lasier Martins lembrou também que a própria Constituição confere ao Senado a competência para processar e julgar os ministros da Corte por crime de responsabilidade.

Para o senador, o argumento de alguns parlamentares de que não é oportuno enfrentar essa questão no momento que o Congresso analisa a reforma da Previdência não se justifica.

“Nós não estamos aqui para prematuramente ou precipitadamente pré-julgar um ministro do STF. Nós estamos aqui para cumprir o requerimento de um ou mais cidadãos, porque inúmeros são os pedidos de impeachment engavetados, para que se saiba se há procedência ou não nas acusações. É uma obrigação da qual nós não devemos nos furtar”, disse o senador Lasier Martins.

(com informações da Agência Senado)