Lasier Martins defende instalação da CPI dos Tribunais Superiores

O senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, afirmou que aguarda o acolhimento, pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do pedido de instalação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar irregularidades nos tribunais superiores. Em pronunciamento no Plenário, na sessão desta terça-feira (19/03), Lasier destacou que um requerimento nesse sentido foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE), tendo recebido assinaturas de apoio de 29 senadores. Lasier destacou que há diversas manifestações pelo país em favor da CPI.

Lasier Martins explicou que Alessandro Vieira, em entrevista coletiva concedida aos jornalistas, apresentou os fundamentos do seu pedido de CPI, apontando 13 fatos envolvendo ministros dos tribunais superiores. Segundo o parlamentar são fatos “muito graves e se relacionam ao Judiciário, aos Tribunais Superiores”. O senador do Podemos observou ainda que nos últimos três anos e meio ingressaram no Senado 45 pedidos de impeachment de ministros dos tribunais superiores, dos quais 10  se referiam ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Todos esses pedidos de impeachment foram arquivados.

“Não é por outra razão que, há poucas semanas, ingressei aqui no Senado com um projeto de resolução, uma medida interna, para que o presidente do Senado compartilhe com a Mesa do Senado as decisões sobre a chegada de pedidos de impeachment. Isto porque, até hoje, a praxe tem sido a de o presidente despachar monocraticamente pelo arquivamento e jamais pelo andamento”, afirmou Lasier Martins.