Lasier Martins destaca os 30 anos do primeiro transplante de pulmão da América Latina

O senador Lasier Martins ocupou a Tribuna do Senado, na sessão desta quarta-feira (29/05), para lembrar os 30 anos do primeiro transplante de pulmão da América Latina, que aconteceu em maio de 1989. O senador do Podemos gaúcho lembrou que o procedimento aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, responsável também pelo primeiro transplante de rim e pâncreas, de forma conjugada, em 1987.

No seu pronunciamento, Lasier disse esperar que essas conquistas inspirem a mobilização em favor da aprovação, pela Câmara dos Deputados, de projeto de lei (PLS 453/2017), de sua autoria, para facilitar a doação de órgãos para transplantes no Brasil.

“O PLS 453, aprovado na semana passada, por unanimidade, na CCJ, em caráter terminativo, impede que a família impeça a retirada de órgãos de uma pessoa com morte cerebral que tenha sido objeto de manifesto em vida, da vontade de doar. Hoje é necessária autorização de cônjuge ou parente maior de idade, até o segundo grau”, disse o senador Lasier Martins.

(com informações da Agência Senado)

foto: Luiz Wolff