Lasier Martins quer apoio privado na manutenção de leitos de UTI no SUS

O senador Lasier Martins (RS) quer adicionar ao Projeto de Lei 1010/2021, na pauta do Senado e que estimula a oferta ao SUS de vagas em UTI por agentes privados mediante abatimento no imposto de renda, dispositivo para incluir a compra de insumos e materiais necessários à manutenção desses mesmos leitos.

Para ele, o programa Pró-Leitos pode, dessa forma, ser aprimorado. “A rede hospitalar carece de materiais e insumos relacionados às rotinas de pacientes com a Covid-19. Cada gestor local do SUS sabe das necessidades específicas, nas quais o setor produtivo poderia ser orientado a ajudar, sem risco de doações desnecessárias”, justifica o parlamentar gaúcho.

A abertura de outros meios de financiamento privado, antes restrito à contratação de vagas, deve, na sua opinião, garantir insumos e materiais necessário para a eficiência dos leitos criados. “Isso, certamente, dará condições para que haja um planejamento adequado, eficiente e seguro para a distribuição das vacinas aos brasileiros”, concluiu.

Fonte: ASCOM – Senador Lasier Martins.