Léo Moraes solicita Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Vacina

Nesta quarta-feira (10), o líder do Podemos na Câmara, deputado federal Léo Moraes (RO) protocolou requerimento solicitando a realização de Sessão Solene, no dia 14 de outubro deste ano, em homenagem ao Dia Nacional da Vacina e aos imunizantes produzidos no Brasil. O Dia Nacional da Vacinação, idealizado pelo Ministério da Saúde, é comemorado em 17 de outubro.

Com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias, o parlamentar pretende lançar luzes sobre a importância do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Graças ao surgimento das vacinas, diversas doenças simplesmente desapareceram da nossa história e muitas outras estão com índices bastante reduzidos de contaminação”, justifica.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o PNI é um sucesso do Brasil reconhecido no mundo. São mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas em vacinas, soros e imunoglobulinas, fatos que contribuíram, por exemplo, com a erradicação da varíola e da poliomielite, além da redução dos casos e mortes derivadas do sarampo, da rubéola, do tétano, da difteria e da coqueluche.

O PNI define os calendários de vacinação considerando a situação epidemiológica, o risco, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas. E, para que o programa continue representando um sucesso na saúde pública, cada vez mais esforços devem ser despendidos.

Fonte: ASCOM – Deputado federal Léo Moraes.