Líder da bancada Podemos na Câmara dos Deputados, José Nelto (GO), promete lutar pela MP da Região Metropolitana

Brasília – O futuro da região do entorno do Distrito Federal foi debatido durante uma Audiência Pública nesta quinta-feira (28/03) na Câmara Federal. Prefeitos, vereadores, e representantes dos moradores defenderam a aprovação da Medida Provisória 862/208, que autoriza Brasília a criar uma região metropolitana. O relator da MP, líder do PODEMOS, deputado federal José Nelto, garantiu que vai lutar para que a medida não perca a validade, assegurando que vai trabalhar em conjunto com as bancas de Minas e do Distrito Federal para aprovar um texto que fortaleça toda a região.

No plenário, representantes das cidades que surgiram no entorno da Capital da República, apresentaram as carências das prefeituras nas áreas de saúde, transporte público e segurança.

O deputado lembrou que a separação entre Brasília e os outros municípios é apenas uma linha imaginária, “daí a necessidade de uma ação em conjunto e que tenha a garantia da lei”, afirmou o parlamentar prometendo tomar todos os cuidados para que seu relatório não passe por cima da Constituição e nem tire autonomia dos municípios.

A MP 862 foi editada no fim do governo Michel Temer, que, ao enviá-la ao Congresso, disse ser notória a desigualdade orçamentária entre os municípios limítrofes e o Distrito Federal, o que causa a procura pela população do Entorno nos serviços públicos prestados por Brasília.