Bancada do Podemos discute Adin do COAF com Moro

O líder do PODEMOS na Câmara dos Deputados, José Nelto, acompanhado de integrantes do partido, entregou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nesta terça-feira (05), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que pretende manter o COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras – na pasta. O argumento do Podemos é de que um órgão estratégico para as ações de combate à corrupção deve permanecer no Ministério da Justiça, cuja bandeira do ministro tem sido atuar contra as quadrilhas que desviaram recursos públicos e que foram investigados por meio de atuação de órgãos com o COAF.
O Podemos entende que a reestruturação pode ser feita pelo Presidente da República, sem a necessidade de consultar o Congresso Nacional. A proposta de manter o Conselho sobre a responsabilidade do ministério da Justiça foi tratada na Medida Provisória 870/19. O Podemos apresentou destaque para retomar a redação original da MP, mas os deputados rejeitaram por 228 votos a 210 e 4 abstenções.
No encontro que manteve com o ministro Sergio Moro, o líder do PODEMOS reforçou a disposição da bancada do partido, para acabar com o desastre que atingiu vários setores da máquina federal nos últimos anos: a corrupção e o desvio do dinheiro público.
Presídio em Águas Lindas
O deputado José Nelto solicitou ao ministro apoio na conclusão do presídio de Águas Lindas de Goiás. Acompanharam o parlamentar na reunião prefeito Hildo do Candango, prefeito Municipal de Águas Lindas de Goiás, o presidente da APAC – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Águas Lindas de Goiás; Dr. Leonardo Lopes dos Santos Bordini, Juiz de Direito da Vara Criminal de Águas Lindas de Goiás; vereador Osmar Rezende, líder do governo municipal e presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate as Drogas da Câmara de Vereadores de Águas Lindas de Goiás; Dr. Vitor Hugo de Oliveira Moreira, Procurador- Geral do Município de Águas Lindas de Goiás; vereadores Professor Silvério Correa e ver. Professor Ulisses; Dr. Inaldo José Santos Silva Ferreira de Araújo, Presidente do Conselho da Comunidade de Águas Lindas de Goiás.