Líder do Podemos garante que veto das bagagens vai ser derrubado

O líder do Podemos, deputado federal José Nelto (GO), garante que o partido vai trabalhar para derrubar o veto presidencial da gratuidade no transporte aéreo de bagagens acima de dez quilos. Nessa semana o presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho da Medida Provisória, aprovada no mês passado pelo Congresso Nacional, que determinava a gratuidade para bagagem de até 23 quilos em aviões com capacidade acima de 31 lugares, nos voos domésticos.Com o veto deste trecho da MP, as aéreas poderão voltar a cobrar pelas bagagens despachadas, ficando os passageiros isentos apenas de bagagens de mão até 10 quilos.

Segundo o deputado, a decisão do veto prejudica o consumidor brasileiro em detrimento aos grandes capitais. O parlamentar lembra que o Congresso Nacional poderá derrubar o veto presidencial quando vier a analisá-lo. Ainda não há previsão de quando essa Medida Provisória será apreciada em sessão conjunta da Câmara e do Senado.

O líder do Podemos, recentemente, publicou um artigo em que abre uma discussão sobre a atuação das companhias aéreas no Brasil e os serviços oferecidos. No texto, o deputado José Nelto, lembrou que a promessa das empresas era diminuir o valor das tarifas em contrapartida a cobrança das bagagens com limite acima de dez quilos. Ocorre que, conforme denunciou o parlamentar, nada disso aconteceu e o valor das tarifas não só não caíram, mas também tiveram reajustes abusivos, conforme várias denuncias nos serviços de proteção do consumidor pelo país.