Mulher tem lugar cativo em todos os diretórios do Podemos

O Podemos segue inovando, desta vez ao garantir espaço permanente da mulher dentro da política partidária. Resolução da presidente nacional, a deputada federal Renata Abreu (SP), determina a nomeação obrigatória das presidentes do Podemos Mulher em todas as comissões vigentes, definitivas ou provisórias do partido. Pioneiro, o Podemos assegura a presença feminina em todos os seus órgãos partidários no Brasil.

Desde seu ingresso na política, Renata tem trabalhado para cativar as mulheres e aumentar a participação feminina nesse campo. Para ela, conseguir a igualdade política é condição fundamental para que a desigualdade estrutural de nossa sociedade se modifique para que os direitos de ambos os sexos sejam reconhecidos e praticados efetivamente. “É necessário construir estratégias para aumentar a presença das mulheres nos espaços institucionais da política. E isso deve começar dentro dos partidos”, explica Renata Abreu, que complementa: “A construção de políticas públicas capazes de responder às demandas sociais precisa da participação de mais mulheres, que têm o olhar e a sensibilidade no trato dessas demandas.”

Para a presidente do Podemos, a presença da mulher nos partidos contribui significativamente para mudar a atual sub-representatividade feminina na política. “Nosso objetivo, como órgão partidário, é consolidar a participação política das mulheres e, com isso, nos fortalecer para o enfrentamento dos problemas sociais do Brasil, rumo à conquista da cidadania plena”, ressalta Renata Abreu.

CONFIANÇA

Presidente nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro elogia o pioneirismo do Podemos: “Com essa resolução da nossa presidente Renata Abreu, o nosso partido torna-se pioneiro em dar vez e voz às mulheres, mudando o cenário político, de forma a tornar o Podemos Mulher o maior movimento de mulheres no Brasil.”

PRAZO DE 180 DIAS

Segundo a Resolução 01/2021, a constituição das nominatas das Comissões Executivas, sejam definitivas ou provisórias, de todas as unidades federativas e respectivos municípios, deve obrigatoriamente contemplar o Podemos Mulher, nominando sua presidente, sob pena de não serem deferidas. Todos os diretórios têm o prazo de 180 dias para se adequarem, sob pena de o órgão partidário imediatamente superior o fazer.

Foto: Robert Alves/Monumental Fotos