Para evitar boicote, líder do Podemos defende diálogo com embaixadores da União Europeia no Brasil

O líder do Podemos, deputado federal José Nelto (GO), defendeu nesta segunda-feira (2) que a Câmara proponha uma mesa de diálogo com os embaixadores de França, Reino Unido, Finlândia e Alemanha, que atuam no Brasil, para discutir questões ligadas à Amazônia. O objetivo do parlamentar é impedir que prospere qualquer ideia de boicote a produtos brasileiros, e evitar prejuízos nas relações internacionais com esses países.

“É uma proposta ao diálogo, para o bem de todos”, afirma José Nelto.

O parlamentar diz que fará uma consulta, nesta semana, às representações diplomáticas desses países para encontrar a melhor forma de atuação. Nelto acredita que a iniciativa terá o apoio do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“O caminho do boicote ou de embargos econômicos não é a melhor maneira para resolver essa questão. Precisamos construir uma solução conjunta, com base no diálogo. Vamos apresentar as ações que estão sendo realizadas na Amazônia e reforçar o compromisso do Brasil com a preservação do meio ambiente”, reforça Nelto.

Nos últimos dias, diversas multinacionais estrangeiras ameaçaram boicotar produtos brasileiros, como soja e couro. Na semana passada, a Finlândia propôs à União Europeia que avaliasse banir a importação de carne brasileira.