Parlamentares do Podemos elogiam escolha de Carlos Decotelli para Ministério da Educação

O anúncio de Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de ministro da Educação foi bem recebido pelos parlamentares do Podemos. Professor e economista, Decotelli teve seu nome confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (25).

Presidente nacional do Podemos e uma das parlamentares mais atuantes na área da educação no Congresso, a deputada federal Renata Abreu (SP) destaca a experiência e o “perfil acadêmico” como credenciais do novo ministro.

“Ele é ex-presidente do Fundo Nacional de Educação, professor, tem perfil acadêmico, experiente e conhecimento profundo na área”, ressalta a deputada.

O líder do Podemos na Câmara, deputado federal Léo Moraes (RO), deu as boas-vindas ao novo ministro e listou assuntos prioritários para a educação brasileira. O parlamentar também reforça que o Podemos continua à disposição para colaborar com o desenvolvimento educacional do país.

“Fazemos votos para que o novo ministro cuide da nossa educação, das nossas crianças e adolescentes, que seja técnico. Nós estamos aqui para colaborar. Que a educação foque na qualidade de ensino e em resultados práticos para nossa comunidade estudantil. A educação é a principal ferramenta de transformação da nossa sociedade. Desejamos boa sorte”, disse Léo Moraes.

O deputado José Nelto (GO) também elogiou a indicação de Carlos Decotelli para o MEC.

“Exercendo meu papel constitucional como parlamentar, sou independente para cobrar, mas também, para elogiar o Executivo. Parabéns presidente pela escolha do professor Carlos Alberto Decotelli da Silva. Além de extremamente competente, o ministro é um ser humano admirável. O MEC está em excelentes mãos”, avalia o parlamentar.

O senador Styvenson Valentim (RN) desejou sucesso ao novo ministro e recomendou atenção às unidades de ensino do interior e às questões ligadas ao combate da violência no ambiente escolar.

“Que ele tenha sucesso e dê atenção especial às escolas das periferias e do interior do país, que vivem uma desestrutura física e um caos na ordem e na disciplina”, reforça o parlamentar.

Carlos Alberto Decotelli da Silva é o terceiro ministro da Educação a ocupar o cargo no governo do presidente Jair Bolsonaro. Decotelli é economista e já atuou no MEC, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é a maior autarquia para a gestão de recursos da educação do Brasil.