Prefeito Samuca é homenageado na Expocatadores, em Brasília

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos-RJ), recebeu homenagem durante a 8ª Expocatadores, que reúne catadores de materiais recicláveis do Brasil e da América Latina. O evento, que consta do calendário anual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), aconteceu em Brasília. Samuca foi convidado para o encontro por conta de Volta Redonda está destinando 100% da coleta seletiva para cooperativas da cidade.
O prefeito apresentou, durante a cerimônia, o modelo bem-sucedido de contratação de cooperativas para execução do serviço de coleta seletiva no município. “”Somos a segunda cidade do Brasil a ter a coleta seletiva destinada 100% às cooperativas de catadores. Isso nos dá muito orgulho. Conseguimos firmar a parceria com as cooperativas, regularizando a coleta na cidade.”
Samuca destacou que a parceria dá mais autonomia aos coletores e gera renda. “”Dando prioridade para as três cooperativas de recicláveis de Volta Redonda, estando gerando para diversas famílias. Assim, o número de cooperados também pode aumentar e a quantidade de resíduos recolhidos, que é levado para reciclagem, também aumenta””, destacou o prefeito, ressaltando que os moradores de Volta Redonda só separam os resíduos orgânicos (alimentos) dos resíduos secos. “As cooperativas que fazem a triagem depois, separando item por item”.”
A Expocatadores defende políticas públicas de inclusão social e produtiva na categoria de catadores de material reciclado. “”O encontro pretende reafirmar a importância do catador de resíduos sólidos urbanos como profissional protagonista na cadeia de reciclagem e promover a imagem das organizações de catadores como unidades coletivas de negócios e portadoras de capacidade técnica para atuar nas diferentes etapas do processo da reciclagem””, afirmou Roberto Rocha, da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), organizadora do evento.