Presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari, corta carros, combustíveis e suspende verba de representação de vereadores

É do PODEMOS, a única mulher negra a presidir um parlamento no Brasil. Eleita vereadora mais votada de Palmas-TO, e logo em seguida, foi também eleita presidente da Câmara Municipal da Capital Tocantinense, a empresária, Professora Janad Valcari é formada em Direito, Administração, Neuropisicopedagogia e Tecnologia de Gestão. Estreante na política, a vereadora iniciou o seu mandato de presidente do parlamento, adotando medidas moralizadoras que tiveram o apoio da opinião pública, com muita aceitação e comemoração. Juntas, as medidas somam uma economia superior a R$ 3,5 milhões, em dois anos.

Corte da frota

Após estudar as finanças da Câmara de Palmas, a professora Janad Valcari encerrou um contrato de locação de 19 veículos de representação que serviam aos gabinetes dos vereadores, bem como a cota de combustível dos carros da marca Fiat Touro e Wolkswagen Amarok.

“O cidadão comum, bem como os servidores desta Casa, não têm carro de representação e nem combustível financiados pelo dinheiro público, e os parlamentares precisam dar o bom exemplo de zelo com a gestão do dinheiro do povo” – justifica a presidente Janad.

Suspensão Codap

A Codap – Cota de Atividade Parlamentar,  verba mensal, no valor de R$ 11.500 de representação dos gabinetes dos vereadores foi suspensa no mês de janeiro, pela primeira vez, na história de 30 anos de existência da Câmara Municipal.

“ As atividades parlamentares só se iniciam em fevereiro, não havendo movimentação que justifique o gasto desse dinheiro no mês de janeiro. Assim, essa verba será melhor aproveitada, na quitação de despesas que a Câmara Municipal possui” – justifica a professora Janad.

 

Jornalista: Marimar Aiala
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Palmas (TO)