Aprovado projeto de Chapadinha que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região de Alter do Chão

O Projeto de Lei 5450/2016, de autoria do deputado Francisco Chapadinha (Podemos-PA), que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região de Alter do Chão, no Estado do Pará, foi aprovado pela Comissão de Integração Nacional da Câmara dos Deputados. Alter do Chão é um dos distritos administrativos do município paraense de Santarém, localizado na margem direita do Rio Tapajós, abriga a mais bonita praia de água doce do mundo, sendo conhecida popularmente como Caribe Brasileiro.
Chapadinha acredita que o desenvolvimento do turismo sustentável permite uma maior integração e proteção de unidades de conservação existentes no Distrito de Alter do Chão. O deputado acrescentou que a criação do Fundo Nacional de Apoio à Região de Alter do Chão (Funalter) permitirá que entidades privadas possam celebrar convênios com as comunidades locais e também com os órgãos públicos, de forma a alcançar objetivos fundamentais, como a preservação da cultura local, o fomento do turismo da região, o desenvolvimento de atividades educadoras e técnicas, a educação e a preservação do meio ambiente, entre outros objetivos imprescindíveis para o futuro dessa importante região do Pará.
“A criação do Fundo Nacional de Apoio à região de Alter do Chão irá consolidar o turismo no oeste do Estado do Pará. Através do Fundo, investimentos em infraestrutura irão viabilizar o potencial turístico da região, gerando emprego e renda para a população. Homem e natureza irão conviver de forma sustentável”, explicou Francisco Chapadinha.