Projeto do Podemos institui “Semana Nacional do Combate à Corrupção”

Líder do Podemos, o deputado federal José Nelto (GO) apresentou projeto de lei que cria a “Semana Nacional de Combate à Corrupção” no país. A data será comemorada anualmente na semana que compreender o dia 17 de março, data que marca o início da Operação Lava Jato.

“É importante refletirmos sobre as realizações de combate à corrupção no país, especialmente junto às novas gerações. Precisamos preservar o legado dos últimos anos”, defende o parlamentar.

Para José Nelto, os excessos devem ser combatidos, o rigor à lei deve ser observado, mas o combate à corrupção não pode ser paralisado.

“Esperamos que as autoridades corrijam o que tiver que ser corrigido, mas que se prossiga o combate à corrupção. A tentativa de criminalizar a Lava Jato e outras operações, que buscam passar o Brasil a limpo, é uma ação que tem por objetivo confundir a opinião pública e fazer o país retroceder aos patamares de corrupção de anos atrás”, aponta.

Pela proposta, durante a semana comemorativa poderão ser promovidas ações de conscientização, eventos e atividades, acerca da conduta criminosa, bem como as atividades realizadas para punir os respectivos infratores da lei

LAVA JATO

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a força-tarefa teve inicio no ano de 2014 e registra 1.237 mandados de busca e apreensões, 160 mandados de prisões preventivas e seis prisões em flagrante. No total, 244 condenações para 159 pessoas, somando mais de dois mil anos em penas.

Na Operação Lava Jato, 13 bilhões são alvo de recuperação por meio de acordos de colaboração. Até a 66ª fase da força-tarefa, foram recuperados 1,8 bilhão de reais de delatores. O pedido de reparação aos cofres públicos é de R$ 40 bilhões.