Renata Abreu: mais que uma política, uma grande mulher!

A deputada federal Renata Abreu (SP) tem se destacado não só como uma das principais parlamentares do Congresso, mas também como uma das dirigentes partidárias mais atuantes do Brasil. Não é à toa que o Podemos, partido que ela idealizou e fundou há dois anos, tem crescido em todas as esferas (municipais, estaduais e nacional).

Sem deixar de dar o seu máximo no mandato parlamentar, com projetos de lei que atendem o interesse da nação brasileira, inclusive um que foi convertido em lei, para aumentar a proteção às mulheres, Renata Abreu tem liderado neste 2019 uma ofensiva para colocar o Podemos entre os maiores partidos do país.

Só neste ano, sob sua presidência, Podemos já atraiu nomes como os senadores Marcos do Val (ES), Juíza Selma (MT), Carlos Viana (MG), Reguffe (DF) e Luís Eduardo Girão e o deputado federal Eduardo Braide (MS). No Senado, já é a segunda maior bancada e se encaminha firme pra chegar ao topo. Na Câmara Federal, ocupa 11 cadeiras e a tendência também é de crescimento.

As eleições do próximo ano são vistas pela presidente nacional como uma oportunidade para o Podemos se consolidar nos municípios como alternativa da população brasileira cansada de partidos e políticos que insistem em fazer política ultrapassada e desgastada.

“Desde a fundação do Podemos, estamos seguindo ao pé da letra o que as vozes das ruas clamam, ou seja, política com transparência, com participação popular e com democracia direta. O nosso partido respeita a opinião de seus fi liados, divide com a população as principais questões do país e, por conta disso, age com independência a qualquer governo. Nossa dependência é com o Brasil”, frisa Renata Abreu.

MANDATO

E Renata Abreu não é só partido. Desde seu primeiro mandato eletivo (2015-2018), a parlamentar tem tido atuação tão intensa em plenário, nas comissões e nos bastidores que, em pouco tempo, tornou-se a principal revelação da política nacional.

Na atual legislatura (2019-2022), Renata deixou de ser revelação para ocupar o posto de uma das mais efetivas parlamentares do Congresso Nacional, seja com apresentação de projetos de lei de grande envergadura, seja atuando nos bastidores em defesa de grandes causas.

São 233 projetos em tramitação na Casa, 101 apenas neste primeiro ano de seu segundo mandato.

Recentemente, ela conseguiu derrubar o veto presidencial a seu projeto que aumenta a proteção às mulheres vítimas de violência, estabelecendo a obrigatoriedade de os profissionais de Saúde comunicarem a polícia, em até 24 horas, casos de indício ou de confirmação de agressões (Lei 13.931 de 2019).

Na Reforma da Previdência, em defesa dos professores, do trabalhador rural, idosos e incapazes, conseguiu que as regras fossem mais benéficas a essas categorias.

Em defesa da Lava Jato e no combate à impunidade no país, votou a favor da permanência do Coaf no Ministério da Justiça; contra o pagamento de aposentadoria especial a políticos cassados por corrupção; e a favor de a Justiça comum julgar crimes do colarinho branco. Também tem feito marcação cerrada para que a PEC do Foro Privilegiado entre na pauta de votação da Câmara e para que o Congresso reaja à decisão do STF e aprove urgentemente a prisão após condenação em 2ª instância.

LADO SOCIAL

Renata Abreu é humanitária de nascimento. Filha de pais dedicados à assistência social, ela herdou deles o cuidado com o próximo.

Diretora do Centro de Tradições Nordestinas, ela se desdobra em muitas para, nos finais de semana, estar presente no CTN ou nas comunidades de São Paulo, onde são realizadas uma série de atividades de inclusão social. Recentemente, a deputada federal foi a madrinha de 71 casais no 9º Casamento Comunitário do CTN.

GRÁVIDA DO 3º FILHO

Presidente do Podemos, deputada federal por São Paulo, diretora social do CTN, casada, mãe de dois meninos e grávida do terceiro. Não deve ser fácil cuidar de tudo. Mas ela cuida de tudo e de todos à sua volta com muita dedicação, zelo e carinho.

“A mulher é um ser completo. A mulher olha, cria, cuida e trabalha em defesa dos seus, pensando no futuro de todos. Assim, sou eu. Partido, mandato, CTN, filhos, filiados, líderes comunitários, lideranças políticas, população, minha base, enfim, todos fazem parte da minha grande família, construída ao longo da vida. E, junto com eles, vamos trabalhando por um Brasil do jeitinho que todos nós sonhamos e queremos”, finaliza Renata Abreu.