Romário promove o seminário ‘Empoderamento de Pessoas com Síndrome de Down’

‘Ir e Vir com independência – Empoderamento de Pessoas com Síndrome de Down’. Este é o tema do seminário em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que ocorre quarta-feira (dia 21), a partir das 9h, no Senado. Promovido pelo senador Romário (PSB-RJ), o evento vai abrir os microfones para que pessoas com síndrome de Down falem sobre como conquistaram a autonomia na vida profissional e pessoal.
Uma das atrações será a filha do senador, Ivy, que completa 12 anos agora em março e se tornou Youtuber. No canal na internet, a filha caçula de Romário falará sobre temas típicos da vida adolescente, de acordo com a sua rotina. A Ivy, que foi estimulada desde muito cedo a ser independente, esse mesmo caminho foi trilhado antes por muitos jovens com síndrome de Down.
Um exemplo é Liane Collares, que, apesar de muito jovem, já tem um currículo invejável. Ela já trabalhou no Superior Tribunal de Justiça, na Coordenadoria Regional de Integração da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal e também na Secretaria de Estado das Mulheres, também do DF. Acha muito? Pois a Liane também ganhou duas medalhas de ouro, nas categorias nado costa e nado livre, em uma olimpíada para pessoas com deficiência intelectual, conhecida como Special Olympics. Liane vai falar no evento sobre o direito de ‘Ir e Vir no Trabalho’.
Outro exemplo é a Tathiana Piancastelli que tratará do tema ‘O Direito de Ir e Vir no Lazer e na Cultura’. Tathi é atriz, escritora, apresentadora, modelo fotográfico e inspirou o cartunista Mauricio de Sousa a criar a personagem Tathi dos quadrinhos. Ela escreveu e atuou com outros 10 artistas profissionais no espetáculo ‘Menina dos Meus Olhos’. Sua peça foi apresentada em Nova Iorque e Miami. Em 2016, a peça foi consagrada com o Brazilian International Press Award, como melhor espetáculo brasileiro apresentado nos EUA.
Para o senador Romário, a independência de pessoas com deficiência intelectual já é uma realidade, sendo fundamental que mais pessoas tenham acesso aos mecanismos necessários para conquistá-la. “Eu acompanho de perto o desenvolvimento da Ivy e de outras pessoas com a síndrome. Não há barreiras que as impeçam de evoluir. Então, temos de compartilhar com outros pais essa fórmula de incentivo que permita o pleno desenvolvimento de uma vida plena”, declara o senador.
Outros temas abordados serão autonomia no esporte, na vida pessoal e na família, além de cultura e lazer. Todos apresentados no seminário por pessoas com síndrome de Down, que conseguiram a tão sonhada independência.
O evento também terá a apresentação do software Participar, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), que auxilia na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual.
E, como as pessoas com síndrome de Down são sinônimo de alegria, não vai faltar muita diversão com apresentações culturais de dança, teatro e exposição fotográficas.
Serviço: 
Ir e Vir com independência – Empoderamento de Pessoas com Síndrome de Down.
Data: 21 de março
Hora: 9h a 13h
Local: Auditório Petrônio Portela, Senado Federal