Rose de Freitas garante aprovação do plano de trabalho da CPI de Brumadinho

A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), senadora Rose de Freitas, conseguiu garantir a aprovação, na reunião desta terça-feira (19/03), do plano de trabalho do colegiado, além de convocações de dirigentes da Vale e visitas a outras estruturas em perigo de rompimento. Os membros da CPI também reagendaram para a próxima semana o comparecimento do ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, que chefiava a mineradora quando ocorreu o rompimento em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano. Os senadores marcaram seu depoimento para a próxima quinta-feira (28/03), a partir das 9h.

Os senadores da CPI também atenderam solicitação feita pela senadora Rose de Freitas, e decidiram reduzir a duração da comissão de 180 para 120 dias. A ideia, segundo a presidente da CPI, é acelerar os trabalhos do colegiado. Rose de Freitas também sugeriu que o nome do colegiado seja “CPI de Brumadinho e Barragens”, já que outras com risco de rompimento serão avaliadas pelo colegiado.

As primeiras visitas aprovadas serão feitas às barragens Mina Engenho 1 e Mina Engenho 2, localizadas no município de Rio Acima, próximo a Belo Horizonte; Casa da Pedra, no município de Congonhas (MG); e Mário Cruz, localizada em Pedra Branca do Amapari (AP). As barragens, segundo o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ou estão abandonadas há anos e não passam por manutenções ou correm iminente risco de rompimento.

Oitivas
Foram aprovados requerimentos convocando diversas pessoas que deverão dar esclarecimentos sobre a situação que se encontrava a barragem.Também foi pedido acesso às imagens das câmeras de monitoramento e segurança e do plano de segurança da barragem de Brumadinho entregues às autoridades, além de requerimentos com os procedimentos de trabalho da própria CPI, como o apoio da Polícia Federal, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União e da Agência Nacional de Mineração.