Senador Styvenson quer que ministro da Educação explique moratória em cursos de Medicina

Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovaram na reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20/03) requerimento de audiência pública de autoria de Styvenson Valentim, do Podemos, com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. O objetivo do senador Styvenson é que o ministro possa comparecer na CAS para explicar a demora na abertura de novos cursos de Medicina no Brasil.

Na justificativa de seu requerimento, Styvenson observou que essa moratória coincide com a decisão do Ministério da Saúde de extinguir o Programa Mais Médicos. O fato preocupa o parlamentar, diante do deficit no número de médicos, especialmente em regiões mais remotas do país.

“É notória a falta de médicos brasileiros dispostos a preencher as vagas do Mais Médicos no interior do Brasil. Diante da evidente correlação entre a falta de médicos e a moratória na abertura de novos cursos de Medicina, entendemos necessária a convocação do senhor ministro da Educação para prestar esclarecimentos sobre o tema”, disse o senador do Podemos.

A data da audiência pública será agendada pela Comissão de Assuntos Sociais, que é presidida pelo senador Romário.