Vice-líder do Podemos pede à Receita prazo maior para entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano

O deputado federal José Nelto (GO) apresentou uma indicação recomendando ao Secretário Especial da Receita Federal, José Tostes Neto, para que o prazo de entrega do Imposto de Renda seja estendido em 90 dias.

O prazo para que pessoas físicas façam a declaração ao Fisco foi aberto em 1º de março e vai até 30 de abril. Entretanto, o vice-líder do Podemos ressalta que, por causa da pandemia, algumas pessoas estão tendo dificuldades para conseguir fazer a declaração.

“É sabido que diversas empresas e órgãos públicos estão impossibilitados de manter seu funcionamento normal, o que poderá gerar atraso ao contribuinte quanto a obtenção de recibos e/ou outros documentos contábeis. Ademais, diversos contribuintes idosos estão tendo dificuldades para buscar auxílio de seus contadores, já que há recomendação de que se mantenham em casa”, aponta o deputado no documento direcionado a Tostes Neto.

A extensão do prazo não seria novidade para a Receita, já que, no ano passado, o mesmo foi feito por causa da pandemia. Agora, com a situação agravada, o deputado goiano destaca a necessidade de compreensão e sensibilidade da situação.

“O Congresso Nacional e a população brasileira contam com a costumeira compreensão e sensibilidade dessa Secretaria, de modo a acatar nossa sugestão e prorrogar o prazo final”, completa José Nelto.

Fonte: ASCOM – Deputado federal José Nelto.